Qual foi a primeira rede de internet?
Muitas pessoas usam a internet mais nem ao menos sabem como ela surgiu. A primeira rede de internet surgiu a partir de pesquisas militares na Guerra Fria , na década de 1960 por dois blocos econômicos que exerciam grande influência no mundo: União Soviética e Estados Unidos.
Mais diferente do quê se vê hoje , a internet não era usada para fins educacionais , redes sociais ou até games. A internet naquela época era algo extremamente confidencial , era uma rede usada somente para pesquisas e interligações das bases militares do governo norte-americano.
A ARPANET resumidamente pode ser vista como precursora da internet , e foi totalmente financiada pelo governo norte-americano naquela época , porque o governo temia um ataque russo nas bases militares e assim , com este ataque poderiam aparecer informações sigilosas para o público , colocando os Estados Unidos em uma situação vulnerável.
Neste momento surge a importância de uma rede que coincida na troca e compartilhamento de informações e que ao mesmo tempo descentralize ambas de um único lugar fixo. Então entra na história a ARPA (Advanced Research Projects Agency) que criou a rede ARPANET. No uso desta rede existia uma rede de transporte comparada a uma "espinha dorsal" , que se passava debaixo da terra e ligava os militares e investigadores sem tem um único meio central para troca de informações , sendo assim , praticamente indestrutível e invulnerável.
Já na década de 70 a ARPANET estava disponibilizando a rede para fins estudantis da área de segurança para algumas instituições e universidades , logo em seguida surge-se o padrão de protocolo TCP/IP. E a ARPANET divide-se e origina a MILNET que era destinada para assuntos militares , e assim parte para outra camada que seja de acesso público , que foi nomeada de Internet.
Vista até os dias de hoje , já sofreu inúmeras evoluções e transformações , sua velocidade é incomparável com as primeiras redes e tende-se a expandir e evoluir , para conectar o mundo cada vez mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário