Veja alguns princípios do uso da Internet no Brasil:
1. Liberdade, privacidade e direitos humanos: Todos nós usuários da Internet , temos o direito de expressar nossas emoções na Internet , de forma que exista respeito e sabedoria. Resumidamente sem afetar a vida de ninguém , preservando os direitos humanos e agindo de forma democrática. Portanto todos nós temos o direito de opinar e se expressar.
2. Governança democrática e colaborativa: A governança da internet deve ser vista de forma transparente e tendo a participação de diversos meios sociais preservando a coletividade.
3. Universalidade: O acesso a internet deve ser visto universalmente , ou seja deve ser direito de todos , portanto que seja como um instrumento de inclusão social , integrando a sociedade e alimentando o desenvolvimento social , e não como um meio de uso abusivo causando discriminações sociais e crimes.
4. Diversidade: Este termo logo esta associado ao respeito , pois devemos respeitar os usuários da internet . de forma que preservemos a cultura de ambos , sem que crenças , ou costumes atrapalhem.
5. Inovação: O crescimento da internet deve sempre estar associado as novas tecnologias visando sempre a melhoria de seu manuseio e adequando aos modelos de uso e acesso.
6. Neutralidade da rede: Como o próprio nome já sugere "neutro" , significa estar de acordo com os padrões de uso na internet sem que cause discriminação a qualquer órgão político , religioso , cultural , dentre outros.
7. Inimputabilidade da rede: O combate a pessoas que fazem o mal uso da internet como forma de crime , devem ser atingidos de forma final , sem interrupção dos meios de comunicação e transporte disponibilizados pela internet. Sempre preservando os princípios já citados de liberdade de expressão na internet.
8. Funcionalidade, segurança e estabilidade: Devem estar relacionados ao estímulo de boas práticas na internet , de forma que todos nós tenhamos segurança na troca de informações na internet , e que sejam aplicadas as medidas técnicas de preservação do ambiente.
9. Padronização e interoperabilidade: A internet deve trabalhar conforme padrões abertos , para que haja a participação de todos em seu desenvolvimento.
10. Ambiente legal e regulatório: Este ambiente deve ser um ambiente que valorize o uso da internet com suas dinâmicas e seja usado como espaço de colaboração para seu desenvolvimento ou aperfeiçoamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário