Basicamente existem 3 classificações para a abrangência geográfica das redes, que são respectivamente: WAN, MAN, LAN.
WAN: (Wide Area Network) é uma rede de computadores com uma imensa área geográfica, podemos ter como exemplo: Um país ou continente. Onde esses computadores estão de forma organizada conectados. As redes WAN usam linhas de comunicação de empresas de telecomunicações e são redes que tendem a crescer em melhorias, porém como as WAN'S são redes de longa distância, deve-se exigir certos cuidados com as informações que são trafegadas e adquirir alguns padrões de segurança em redes.
MAN: (Metropolitan Area Network)
É uma rede que interliga várias redes LAN'S próximas em um circuito urbano, podemos caracteriza-la como o próprio nome, uma rede metropolitana.
Como segue a imagem, podemos notar que uma rede está dentro de outra, existe uma certa hierarquia na padronização das redes. Portanto uma rede MAN é maior que uma rede LAN, porém inferior a uma rede WAN, em questões de tamanho geográfico. Esta rede pode ser de domínio público ou privado, um exemplo muito visto, de uma rede MAN, é a TV a cabo.
LAN: (Local Area Network) é uma rede de carácter local, que cobre uma área geográfica reduzida, ideal para uma rede doméstica, escritórios, empresas, etc. Em termos podemos dizer que é uma rede que agrupa a troca de informações de computadores próximos do mesmo local ou na mesma organização. São em grandes casos redes de uso privado, redes protegidas por senhas. A não ser redes de locais públicos como alguns hospitais, restaurantes, etc. Porém essa rede fica dentro de uma rede MAN e pode ser compartilhada por um roteador, gerando assim acesso WI-FI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário