Todo esse processo ocorre para garantir segurança, privacidade e economia. De modo geral podemos caracterizar a virtualização como a criação de um ambiente "virtual" que simula um ambiente realista para realizar o uso de diversos sistemas operacionais e aplicativos, sem a necessidade de acesso físico à máquina.
Isso tudo retorna a uma empresa ou segmento certa "economia", pois podendo comprar um único computador e fazer máquinas virtuais, gera além de economia, segurança, dependendo do uso ao qual será dado. Exemplo: Uma máquina virtual somente para uso da internet, e uma máquina virtual só para arquivos. Neste caso se a máquina virtual de uso para internet se contaminar com vírus não afetará a outra máquina virtual.
Veja agora os 3 tipos de virtualização mais usados:
1)Virtualização de Hardware: Esse tipo de virtualização roda vários sistemas operacionais em uma mesma máquina, através de máquinas virtuais. Exemplo: Virtual PC, VMware, VirtualBox, etc.
2) Virtualização de Aplicativos: Essa virtualização permite realizar atividades em um ambiente virtual no desktop.
3) Virtualização de Apresentação: Por último, esta virtualização executa e mantém o armazenamento das aplicações em servidores centralizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário