quarta-feira, 9 de abril de 2014

○● Protocolos de rede
























Bluetooth: Sem dúvidas muito usado e conhecido, hoje disponível na maioria dos dispositivos móveis e computadores. É caracterizado por uma rede sem fio, sendo assim promove a troca de dados sem fio, entre um dispositivo para outro, esta tecnologia vem sendo muito utilizada em impressoras, fones de ouvido e até mesmo em equipamentos de video-games.  O Bluetooth utiliza um tipo de radiação eletromagnética e é um protocolo de comunicação projetado para consumo de energia de baixo alcance, ou seja a troca entre dois aparelhos devem estar no mesmo raio de alcance.  

USB: Conhecido como mídias de transporte, encontra-se em produto como "Pen Drive"apresenta um tipo de conexão de periféricos sem a necessidade de desligar o computador, e armazena em si dados, que quando conectados a um dispositivos são interpretados e executados, segundo o usuário.   
     Com o longo do tempo esta tecnologia substituiu o uso de CD'S e eventualmente VH'S, que antigamente eram usadas para armazenar arquivos de vídeo.   Hoje com as tecnologias removíveis, no caso à USB, podem ser armazenadas diversas informações, vídeos, imagens, áudios, documentos, diversos formatos de arquivos, além de todas estas características esta tecnologia pode ser encontrada facilmente no mercado, com preços reduzidos devido as novas tendências de armazenamento de dados que já foram criadas, como por exemplo: Computação de Nuvem.  Com isso vemos também outro fenômeno, a desmaterialização (citada no post:"Tendências da Internet"). 
RS-232: Conhecido por estabelecer um padrão para troca serial de dados binários entre um terminal de dados e um comunicador de dados, é basicamente usado nas portas seriais dos computadores.  Para entendermos melhor, a comunicação deste protocolo funciona em um envio de caracteres um a um em um formato de conjuntos de bits.   Uma característica importante é que o RS-232 é recomendado para conexões de quinze metros ou menos.

RS-449: Conhecido por estabelecer ligações de equipamentos de comunicador de dados e de terminais de dados, para taxas de transmissões elevadas, neste caso, são usado fixas de 37 pinos, sendo diferente do RS-232.  Já que as especificações elétricas e mecânicas dentre os dois são completamente incompatíveis.  


NNTP: Este é um protocolo da internet usado em grupos de discussão, especificamente para "usenet", este protocolo gerencia o modo de busca, distribuição, postagens e recuperação de artigos através de um sistema de transmissões confiável.    Além disso uma de suas características é a recuperação de artigos de um banco de dados centralizado.   Se tiver interesse, leia a postagem "Topologias", para entender melhor sobre as características de dados centralizados e descentralizados.     

NetConf: Este é um protocolo usual para configuração de elementos de redes de computadores, sua maior vantagem é a configuração em equipamentos da rede, pois ele apresenta usabilidade de programação.  Sendo assim habilita as aplicações de gerenciamento dos equipamentos de redes de computadores.     

Telnet: Este é um protocolo de rede, porém utilizado na internet ou em redes locais para gerenciar de forma simplificada a comunicação de texto interativo bidirecional com uma conexão de terminal virtual.   Resumidamente o Telnet permite a interface de aplicações e terminais virtuais em meio à internet.  Este protocolo carrega em si, uma base simplificada, a qual o cliente liga-se a um intérprete ou seja o servidor, que interpreta as informações e as processa.

SNMP: Este é um protocolo da camada de aplicação, pertencente ao modelo OSI, citado logo abaixo.  O SNMP é considerado um protocolo que gerencia típica de redes IP, sendo assim facilita a troca de informações entre os dispositivos de rede e ainda possibilita aos administradores de rede encontrar possíveis erros e resolvê-los, além de gerenciar o desempenho da rede.   Uma rede SNMP é constituída por três componentes básicos: Dispositivos geridos, Agentes e Sistemas de gerenciamento de redes.

SMPP: Este é um protocolo de padrão aberto, ou seja é usado para estabelecer uma troca de informações flexíveis, para transferência de mensagens curtas de dados entre as entidades de roteamento, externas e centros de mensagens.  Este protocolo é usado principalmente para o envio de conteúdos em massa por terceiros, neste caso, prestadores de serviços a uma determinada organização.   Este protocolo basicamente encontra-se arquitetado em solicitações e respostas dentro do TCP na camada de sessão do modelo OSI.   

NTP: Este é um protocolo utilizado para sincronização dos relógios de computadores, baseado no UDP (citado no post Protocolos (1/2).  O NTP é responsável por manter o horário dos relógios exatos, e sempre corretos, mesmo quando um computador é desligado, e ligado novamente.  Você já deve ter percebido que mesmo sem ter o uso da internet em seu computador ou dispositivos móveis, o horário apresentado é sempre exato. Todo este processo é rápido e exato, porém se você ficar um grande tempo sem ligar seu aparelho, o horário do relógio pode não ser mais exato.   E isso pode gerar um pequeno problema para o uso da internet com o horário atrasado ou adiantado, um exemplo a segurança dos web sites, HTTP,HTTPS.

NFS: Este é um sistema de arquivos distribuídos com o intuito de compartilhar arquivos e diretórios entre dispositivos conectados na rede, caracterizando assim um diretório virtual.  Para entendermos melhor, um cliente NFS tem por finalidade tornar transparente o acesso remoto para o usuário do computador, simplesmente com uma ligação cliente/servidor, a qual o usuário emite a busca de um arquivo no servidor, e aparentemente mostra-se que o acesso é local, enquanto o usuário trabalha com arquivos remotos.

DHCP: Este é um protocolo de base TCP/IP que tem como função oferecer configurações dinâmicas de terminais. Basicamente para entendermos a funcionalidade deste protocolo ele também usa um modelo cliente/servidor, ao qual o servidor DHCP mantém o gerenciamento centralizado dos endereços IP usados na rede.

SIP: Este é um protocolo de aplicação que visa o modelo de requisições e respostas, tais como o cliente faz a requisição e o servidor processa a requisição e gera uma resposta. Deste modo, processa as requisições e respostas a fim de iniciar sessões de comunicação interativas entre utilizadores.  Além disso o SIP é um protocolo destacado por estabelecer chamadas e conferências através de redes IP, como por exemplo: VoIP.  As principais características deste protocolo são: Simplicidade, Independência do protocolo de transporte e é baseado em textos. 

SSI: Este é um protocolo intérprete de scripts do lado servidor.  Seu maior uso é dado a inclusão de conteúdos de um ou mais arquivos em uma página na web.  Uma característica indispensável em relação ao SSI, é que ele é útil e muito usado para a inclusão de uma peça comum em todo um site, por exemplo: um menu de navegação, esse menus podem ser incluídos de forma condicional por diretivas de controle.  

MIME:  Caracterizado por ser uma norma da internet, para conceder padrões nos formatos das mensagens dos correios eletrônicos.   Grande parte dessas mensagens são trocadas com o uso do protocolo SMTP (já citado no post: Protocolos (1/2).    Além disso o MIME é também um componente fundamental de comunicação de protocolos, como por exemplo o HTTP, que requer que os dados sejam transmitidos em contextos semelhantes a mensagens de email.   Outra característica importante do MIME é que dentro ou fora do seu formato, o mapeamento das mensagens é utilizado pelos clientes ou servidores de e-mail, quando recebem ou enviam e-mails via SMTP/MIME.  

XDR:  Além de ser um padrão da camada de apresentação do modelo OSI, o XDR oferece a permissão para dados serem empacotados em uma arquitetura independente, ou seja, para que a troca de dados seja transferida entre sistemas de computadores heterogêneos.  Existem duas principais funções no XDR: a codificação e a descodificação.  A codificação em si, converte dados da representação local para XDR, e a decodificação, dados de XDR para representações locais.  O XDR é implementado com uma biblioteca de funções portáteis. 

Named Pipe: Ou melhor PIPE nomeado, é um protocolo para redes locais, este é caracterizado por apresentar uma extensão de encadeamento do sistema UNIX, sua função é passar informações para outro processo a partir de um processo inicial, deste modo, usando uma parte de memória do processo inicial, para que a saída de um processo, seja a entrada de outro.   O segundo processo pode ser caracterizado como local ou remoto.   

NetBios: Caracterizado por fornecer serviços relacionados com a camada de sessão do modelo OSI, tem como principal função permitir que os aplicativos em computadores separados se comuniquem em uma rede local.  Normalmente o NetBios é executado sobre um protocolo TCP/IP.   E além disso fornece três serviços distintos, classificados como: Serviço de nomes para registro e resolução de nomes, Serviço de sessão para comunicação para à conexão e Serviço de distribuição de datagramas para a comunicação.

SAP: Caracterizado por sua grande eficiência, é utilizado por todos que desfrutam de serviços como servidores de arquivos, servidores de impressoras, gateways, etc.   O seu uso é dado pela possibilidade de adicionar e remover diversos serviços dinamicamente na rede. 
  Utilizando o SAP os servidores e roteadores "Netwares" podem noticiar seus serviços e endereços.   Portanto as informações emitidas pelos servidores não são utilizadas diretamente pelo clientes, mas coletadas e armazenadas em uma tabela de informações de servidores.

PPTP: Este protocolo é caracterizado por permitir a transferência segura de dados de um computador remoto para um servidor privado, criando uma conexão VPN em todas as redes de dados baseadas no protocolo IP.   Além disso realizada comunicação com diversos protocolos da internet e ainda oferece suporte a redes virtuais privadas com o uso da internet.   Um detalhe é que o PPTP requer conectividade IP entre o computador e servidor e "mescla" protocolos IP em protocolos ponto à ponto. 

RTP: Este protocolo é de redes, caracterizado por oferecer aplicações em tempo real, como por exemplo arquivos de voz sobre IP.   Este protocolo destaca-se por definir os mecanismos necessários para a fragmentação do fluxo de dados de áudio e gerenciar o tempo de entrega. É caracterizado por ser um protocolo de transporte da camada OSI, por tais motivos não oferece uma certa "garantia" que os dados em pacote serão entregues em um intervalo. 

SPDY: Este protocolo é caracterizado por ser um protocolo de rede para garantir o transporte de dados pelo uso da internet.  

Também similar ao HTTP, não é tão usado atualmente por não ser um protocolo padrão.    
Os objetivos deste protocolo são diminuir o tempo de exibição ou carga das páginas na web, e garantir segurança na navegação das páginas.


Socks: Este protocolo é caracterizado por ser um protocolo da internet, cuja funcionalidade é encaminhar pacotes entre clientes e servidores, por um proxy.  Neste caso ele é um transportador, ou seja, o cliente solicita informações e o servidor recebe essas informações, faz uma busca e as devolve de alguma forma, o meio desse transporte é feito por um proxy.     Além disso manipula o tráfego de informações do TCP/IP, ele faz uma simples conferência entre os pacotes de entrada e saída e torna invisível o endereço IP das aplicações cliente. Existem duas versões do SOCKS: Versão 4 e versão 5.

SCTP: Este protocolo é caracterizado por oferecer transporte de dados confiáveis, porém opera um serviço de pacotes de dados sobre um serviço sem conexão, semelhantemente ao IP.   Este protocolo oferece a transmissão de datagramas livres de erros e de duplicações, além disso, seu uso é de modo geral para aplicações orientadas a mensagens.

DCCP: Este protocolo é caracterizado no modelo OSI, pela camada de transporte, por ser um protocolo de rede que implementa conexões bidirecionais e controle de congestionamento de datagramas não confiáveis.  Além disso preserva um determinado limite de mensagens, sua entrega de dados não é ordenada e é orientado a conexão.   É destacado por promover qualquer proteção contra ataques de terceiros na rede, para visualizar o tráfego de dados em uma conexão. 

IPX: Este protocolo é caracterizado por operar na camada de rede, segundo o modelo OSI. Oferece serviços de compartilhamento de arquivos, impressões, fax, comunicações, correios eletrônicos, etc.  Utiliza datagrama, ou seja, cada pacote de dados é tratado individualmente, não possuindo nenhuma relação com pacotes sequeênciais.  Porém não este protocolo não encontra-se orientado a uma conexão, e seu endereço é composto por 12 bytes, neste caso, representado por 24 caracteres hexadecimais. 

SPX: Este protocolo é caracterizado por verificar e reconhecer a efetivação de entregas de pacotes de dados a qualquer nó da rede, através da troca de informações por mensagens de verificação entre os nós de origem e os de saída.   Além disso é capaz de monitorar transmissões de dados compostos de uma sucessão de pacotes separados.  Na prática, um pedido de confirmação é enviado e se em um determinado tempo não for obtido uma resposta, ocorre a retransmissão de um pacote. 

X25: Este protocolo é caracterizado por associar-se à comutação de pacotes.  Os dados trocados dentro deste protocolo são enviados por um canal virtual e chegam ao destino sempre pelo mesmo trajeto.  A arquitetura do protocolo X 25 é constituída de três níveis: físico, quadro e pacotes. Como segue a imagem:
PLP: Este protocolo é caracterizado por ser uma camada de rede para o protocolo X 25. Este protocolo é classificado um protocolo de alta velocidade por gerenciar a troca de pacotes entre terminais de dados e chamadas virtuais, ou (VCs). Usualmente existem 5 modos do PLP: Chamada instalação, transferência de dados, modo de espera, modo de compensação e reiniciando. 

LAPB: Este protocolo também faz parte da camada de enlace do X25 . Ele faz a ligação de dados com o intuito de gerenciar comunicação e enquadramento de cada pacote entre os dispositivos DTE e DCE.  O LAPB é um protocolo orientado de bits que certifica se os quadros estão corretamente ordenados e sem nenhuma transmissão de erros.  Resumidamente existem três tipos de frames LAPB: information, supervisory, and unnumbered.

Apple Talk: Caracterizado por ser um conjunto abrangente de protocolos para comunicação entre redes.  É um tipo de sistema exclusivamente para dispositivos da empresa Apple.  Com o Apple Talk os aplicativos e processos dentro de um sistema podem transferir e trocar dados, além de compartilhar recursos, como impressoras e servidores de arquivos em uma única rede. 

IPSec: Caracterizado por ser uma extensão do protocolo IP, visa ser método padrão para fornecer ao usuário privacidade, como em integridade de dados, troca de dados sigilosos por internet, ou seja garantir segurança e autenticidade na troca de informações enviadas através de redes IP.  Além disso, possui uma chave pública de criptografia, garantindo assim o ataque contra algoritmos para grandes volumes de dados.

IGMP: Caracterizado por ser um protocolo de comunicação que estabelece adesões do grupo multicast, através de "anfitriões" em roteadores de rede IP.   Este protocolo pode ser usado para aplicações de várias saídas, ou seja, como uma aplicação online: streaming de vídeos, jogos, chats, etc.  A arquitetura do IGMP opera entre um computador cliente e um roteador multicast local e as mensagens transportadas em pacotes IP são de fato encaminhadas "nuas", neste caso, não existe nenhum protocolo de transporte usado no IGMP.

Frame Relay: Caracterizado por ser um protocolo wan de alta performance, localizado na camada física do modelo OSI, e tem como seus atributos a realização de transmissão de dados na rede com baixos custos e velocidade.  Dividindo as informações transmitidas em "frames" a um ou muitos destinos. 

 PPP: Caracterizado por ser um protocolo que permite a transmissão de dados por pacotes através de linhas seriais, normalmente é usado para transmissão de pacotes IP na internet.

 Como o próprio nome sugere é um protocolo que realiza uma conexão entre dois pontos, sendo assim ponto-a-ponto.  Nesta conexão cada ponto fala e responde por sua vez.

 LLC: Caracterizado por ser um protocolo de enlace lógico, perante o modelo OSI.   Seu objetivo é especificar os mecanismos para serem endereçados em estações conectadas ao meio, e também para controlar a troca de dados entre utilizadores da rede.  Além disso, fornece serviços como controle do fluxo de dados e controle de erros.

ARP: Caracterizado por ser um protocolo usado para encontrar um endereço da camada de enlace do modelo OSI, por exemplo: Ethernet.  Uma de suas funcionalidades é traduzir o endereço IP para endereço MAC, sendo assim permite conhecer o endereço físico de uma placa de rede que corresponde um endereço IP. 

ATM: Caracterizado por ser um protocolo de rede que promove alta velocidade orientada a conexão e baseada em comutação de pacotes.  Como por exemplo, promover melhor exatidão na transmissão de dados em aplicações como: serviços de voz, áudio e vídeo.   O ATM suporta dois tipos de interface: Rede-Utilizador (UNI) e Rede-Rede (NNI). 

SDLC: Foi criado para substituir o protocolo BSC, encontra-se caracterizado por ser um protocolo que realiza transmissões de dados mais utilizados em redes que obedecem ao padrão SNA. Em uma conexão na camada de enlace, sobre o SDLC, sua composição é constituída por dois modens e o circuito físico que os conecta.

HDLC: Caracterizado por ser um protocolo de comunicação, perante a camada de enlace de dados do modelo OSI.  Existem três tipos de nós no uso do HDLC, são eles: primários, secundários e combinados.
Primários: Controlam a ligação e emitem comandos sob a forma de tramas.
Secundários: Estão sob o controlo do nó primário, emitindo as respostas aos comandos solicitados. 
Combinados: Controlam a ligação, mas também emitem respostas.

SLIP: Caracterizado por ser um protocolo que é o resultado da integração dos protocolos modens que precedem a sequência de protocolos TCP/IP. Além disso este protocolo não efetua e nem controla endereços, nem controle de erros. A transmissão de dados com o SLIP ocorre quando é enviado uma sequência de dados seguidos de um carácter de fim de transmissão.

GFP: Caracterizado por ser um protocolo que apresenta uma técnica de multiplexação que permite o mapeamento de clientes de alto nível e também de redes de transporte.  Este protocolo pode ser composto de duas camadas GFP-F ou GFP-T.  Sendo que o GFP-F mapeia o cliente para um único caminho GFP, e o GFP-T permite ao cliente mapeamento de múltiplos fluxos de dados encaminhados para o GFP. 

DSL: Caracterizado por ser um protocolo "mãe", por oferecer serviços de transmissão digital de dados via rede telefônica, como por exemplo: as redes de telefonia que chegam nas residências.   Este protocolo utiliza técnicas digitais de processamento de sinais com freqüências de 4 KHz até 2,2 MHz sem interferir na faixa de voz.  E encontra-se em 5 meios: HDSL, ADSL, VDSL, SDSL, UDSL.

OTN: 
Caracterizado por ser um protocolo transparente e conhecido como empacotador digital têm por suas finalidades permitir que as operadoras de rede convirjam redes por meio do transporte direto de vários tipos de protocolos de outra geração. Além disso uma de suas vantagens é que isola a rede contra a combinação incerta de serviços, fornecendo então transporte nativo. 

PDH: Caracterizado por ser um protocolo que junta vários dados digitalizados à fim de gerar fases de multiplexação.  Este processo de digitalização foi chamado de PCM (Pulse Code Modulation).   A voz foi digitalizada tornaria-se um aglomerado de 0’s e 1’s, e as máquinas digitais manipulariam melhor um sinal digital do que um sinal analógico.  Essa junção de sinais é feita através de multiplexação dos sinais.

Sonet/SDH: Caracterizado por ser um protocolo padronizado de multiplexação para redes de fibra ótica. Também localizado como um protocolo de camada OSI.  As tecnologias SONET/SDH são utilizadas para multiplexação TDM com altas taxas de bits.  Além disso possui ainda interfaces elétricas, que permitem o uso de outros meios físicos de transmissão, tais como enlaces de rádios digitais e sistemas ópticos.

IEEE 802.2: Caracterizado por oferecer serviços de conexão lógica, implementando funcionalidades para transmissões de dados confiáveis, como controles de fluxo de dados , controles de erros e controle de conexões. Além disso, divide-se em três tipos de serviços:
Datagrama não confiável; Datagrama com reconhecimento; Confiável e orientado à conexões.

IEEE 802.3: Caracterizado por ser uma coleção de padrões que denotam as camadas físicas e a sub-camada MAC, segundo a ligação de dados ou link de dados do modelo OSI.  O tamanho máximo de um pacote neste protocolo é de 1518 bytes, e além disso esta tecnologia permite suportar arquiteturas de rede IEEE 802.1.

IEEE 802.11: Caracterizado por ser padrão conhecido como as famosas redes wireless domésticas ou empresariais.  É um padrão de conectividade sem fio para redes locais. Uma grande curiosidade é que todos os equipamentos fabricados hoje em dia que permitam o acesso a uma rede sem fio, já saem de fábrica equipados com o padrão IEEE 802.11.  Dentro deste padrão existem várias partes, tais como:  802.11b, 802.11a, 802.11d, 802.11e, 802.11f, dentre outros.

IEEE 802.15: Caracterizado por ser um padrão que especifica a camada física e efetua o controle de acesso para redes sem fio de pequena distância, ou seja com baixas taxas de transmissão.  Como por exemplo, redes bluetooth, wireless, etc.  A estrutura básica deste protocolo concebe uma distância média de 10 metros para comunicações com uma taxa de transferência de 250 kbit/s. 

IEEE 802.16: Caracterizado por ser dado a redes metropolitanas sem fio, seu intuito é disponibilizar o acesso de banda larga sem fio para novas localizações cobrindo distâncias maiores sem a necessidade de investimento em uma infra-estrutura de alto custo. O principal objetivo deste protocolo é ferar a redução do custo de implantação e do tempo necessário para se conectar residências e escritórios as das linhas de comunicação. 

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